segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Que paciência...

Manhã de segunda feira no Tribunal é sempre um festival.
Eu tinha uma conferência de Divórcio marcada para as 10h, mas para as 10h estavam marcadas mais umas cinco ou seis diligências, sem contar com os julgamentos sumários, dos gajos que foram apanhados a prevaricar durante o fim de semana.

Eu cheiinha de fome, que agora o pequeno almoço é digerido à velocidade da luz e os 60 km que me separam do local de trabalho, consomem-me as forcinha todas, só pedia à funcionária para me dar prioridade, como nos autocarros…

Ás tantas diz-me que só se vai fazer um sumário e que depois entramos nós.
Muito bem, é só um sumário… é suposto demorar o quê, 5 minutos, top.
Mas a Defensora Oficiosa ainda não tinha acabado de falar com o Arguido.
A conversa era mais ou menos isto:
Estou desempregado e não tenho dinheiro para pagar as multas.
Ai é, então e se eu pedir à Srª Juiz para lhe substituir a multa em trabalho a favor da comunidade?
Mas que tipo de trabalho?
Não sabemos, é o que a Junta de Freguesia precisar.
Mas quê, andar nas obras?
Pode ser, se precisarem de obras.
Mas quê, andar ao ar livre?
Sim, pode ser.
E não pode ser obras de dentro?
Isso não lhe posso garantir, é decidido depois, é o que for preciso, pode ser limpar as ruas, ou as estradas, por exemplo.
Mas quê, andar nas valetas?
É como lhe digo, é decidido depois.
Mas quê, e quanto é que eles pagam?
Ó senhor, não pagam nada, é evidente, não vê que é um castigo?
Mas quê, vou trabalhar de graça?
É claro que sim, isso se não tiver como pagar a multa.
Mas quê, é muito dinheiro? Não se pode pagar em prestações?

A paciência daquela Advogada era qualquer coisa de sobrenatural.
Ao segundo “mas quê” e eu já me estava a coçar toda…

Ás tantas sai-me baixinho: E se forem duas bufatadas e um pontapé?
O Arguido ouviu, olhou para mim com cara de mau, eu olhei para ele com cara de má, a Advogada suspirou e revirou os olhos e o fulano disse:
Prontos, pode ser isso do trabalho de graça, então.

Aleluia Irmãos!
Estava a ver que não!
A andar, que eu tenho mais que fazer e estou cheia de fome!

4 comentários:

Quebra Ossos disse...

Heheheh já tinha saudades....
O que me chateia não é o stress dos exames, mas sim deixar de acompanhar estas historias maravilhosas!
Rachel em grande estilo...

Rachel disse...

ALELUIA QUEBRA!!!!!!
Andaste desaparecido, pá!!!

Como correram os exames?

Quebra Ossos disse...

Correu mais ou menos... olha lamento informar-te mas vais ter concorrencia a sucessoes...hehehehe

Celeste disse...

Tenho que comentar isto. Fartei-me de rir! ai estou a adorar o blog :)