quinta-feira, 27 de março de 2008

Acordo Ortográfico

Esta semana, um dos programas da “Prova Oral”, versava sobre o tema “Acordo Ortográfico”

Bom, já tinha lido há poucos dias que, com as modificações propostas no acordo, os portugueses vão deixar, por exemplo, de escrever "húmido" para usar a nova ortografia "úmido".
Desaparecem também da actual grafia em Portugal o "c" e o "p" nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em "acção", "acto", "baptismo" e "óptimo".

Entendo que a ortografia portuguesa deve ser unificada, com o propósito maior, de melhorar a aprendizagem e divulgação da mesma, por esse mundo fora.

No entanto, antes dessa acção de Marketing à ortografia da língua portuguesa, deviam os senhores que mandam, pensar nos números preocupantes de ilitracia.

E porquê?
Bom, hoje recebi no meu telemóvel duas mensagens, de pessoas distintas, que evidenciam os números abissais de iletracia em Portugal.
São ambas mulheres, na casa dos 30, com escolaridade básica, com vidas estabilizadas, empregos de quadros técnicos e que me escrevem ISTO:

Devo advertir que as mensagens vão ser reproduzidas na integra, ipsis verbis, tal qual me foram enviadas.

Primeira:
“Sinhora doutora e a sua quelente que tem o proseso do deversio Maria Manuela era para marcar uma ora pra falar com a sinhora no escretorio.”

Segunda:
“percisava de falar com a sra doutora sobre uma carta do apoio judicial que aresevi por pavor depois contacme”.

Alguém sabe o que é uma quelente? É uma cliente.
E um deversio? É um divórcio, pois claro.
Mas melhor de tudo, la pièce de resistance, é o verbo aresever! Aresevi, do verbo aresever!

Ora bem, entender o que na realidade querem escrever já é uma tarefa especialmente dificultada, mas ver que o meu check spelling aponta erro em 16 palavras, num total de 45, das duas menagens, é dramático.

Eh pá francamente, e a preocupação é promover acções (ações) de cosmética à ortografia…

1 comentário:

Draven disse...

Boa noite.
Só um apontamento: Pelo que li neste texto, tem dúvidas se o termo corre(c)to é ilitracia ou iletracia. Devo dizer-lhe que não é um nem outro. É iliteracia.