terça-feira, 29 de julho de 2008

Ora vão mas é para o grande raio que vos há-de partir.

Estimados. Srs. Clientes do meu humilde escritório:

Apresento, antes de mais, os meus melhores cumprimentos.
Estando a chegar ao fim, mais um ano judicial, tomei a liberdade de lhes escrever a agradecer!

Então aqui vai:
O meu sincero agradecimento pelas horas a fio que passei enfiada no meu gabinete, a ouvir as estórias que amavelmente me contaram, estórias longas e complicadas, que de consulta jurídica tinham muito pouco, mas que eu, com toda a atenção e dedicação, estoicamente aguentei, mesmo quando demoravam para lá de 2 horas.

Estou-lhes muito grata por me trazerem acções para contestar, dois dias antes de terminar o prazo, fazendo-me ficar a trabalhar dia e noite, sem comer nem dormir e sem ver a minha família.

Agradeço os telefonemas sem fim, alguns só mesmo para perguntar “como está o processo?”.
Agracio igualmente os telefonemas que me faziam às 11 da noite, porque o vizinho estava outra vez a regar as plantas e a deitar água para o vosso jardim ou porque a maldita da cunhada lhes chamou novamente nomes feios e como eu tenho “Posto da GNR” escrito na minha linda testa, deveria de imediato, receber a queixa;

Bem como os telefonemas urgentes, exactamente na altura em que me sentava para almoçar ou jantar, para me informar, alarmadíssimos, com um tom de quem acabou de ver as torres gémeas a ruir, que haviam recebido uma carta do tribunal!

Agradeço também, as visitas ao meu escritório, sem hora marcada, que me davam cabo da agenda, mas que não podia recusar, porque “era só uma palavrinha”.
Assim como as inúmeras consultas que dei, exactamente, que DEI, porque ninguém mas pagou, porque, lá está, “era só uma palavrinha”…

Também agradeço as reuniões com bancos, departamentos financeiros, recuperações de crédito e similares, em virtude do vosso do crédito mal parado, fruto do despesismo desmedido e do sobre endividamento atroz em que se colocaram, nomeadamente para fazer a comunhão aos filhos, para ir de férias para Palma de Maiorca, ou para meter um “aleron” novo no renault clio azul eléctrico.

Agradeço também, do fundo do coração, as inúmeras vezes que puseram em causa a minha estratégia processual, muitas vezes a de defesa, ensinando-me como devia proceder, pois que, são V. Exas. os licenciados em Direito e eu uma mera telefonista.

Queria também dar uma palavra de apreço ás mães, irmãs, tias e primas dos senhores clientes que se encontram encarcerados nos estabelecimentos prisionais deste país, por me cobrarem vezes sem conta, as visitas semanais que não fiz, aos pobres coitados dos inocentes presos, que na vez de uma Advogada, pelos vistos precisavam era de uma gaja que lhes mantivesse o tempo ocupado!

Quero também aproveitar a oportunidade, para lhes expressar a minha mais profunda gratidão, pelas inúmeras contas de honorários que não vieram pagar, pelos cheques sem provisão que me entregaram para pagamento dos meus serviços e pelas incontáveis vezes que discutiram com o meu funcionário, porque era “muito caro”!

Assim e sem outro assunto, me despeço com elevada estima e consideração dizendo:

Obrigadinha, mas vão mas é para o grande raio que vos hás-de partir.
Grata pela atenção
A vossa Ex-Advogada.

Adenda:
Àqueles clientes que sempre me pagaram direitinho, que nunca contestaram uma palavra que eu dissesse ou uma linha que escrevesse;
Aqueles que me entregavam as acções para contestar imediatamente no dia em que para elas eram citados, dando-me o tempo necessário para fazer o meu trabalho em condições humanamente aceitáveis;
Àqueles que nunca me incomodaram à noite ou ao fim de semana, a menos que fosse realmente urgente e absolutamente necessário, retribuindo-me em conformidade;
Àqueles que para além de me pagar os serviços prestados, ainda me ofereceram cabritos, galinhas, ovos caseiros, cinzeiros e pisa papeis em cristal, canetas de tinta permanente, pão-de-ló e bolo-rei no natal, salpicões, garrafas de vinho caro, champanhe francês e tantas coisas mais;
Àqueles que me entregaram processos complicados, mas aliciantes e com questões de Direito pertinentes;
Àqueles que cujos processos, resultaram em vitórias grandiosas (modéstia à parte) e se mostraram extremamente reconhecidos;
Àqueles que voltam sempre, independentemente da conta de honorários anterior;
Àqueles que não dão um passo sem me questionar primeiramente, evitando assim, problemas de maior…

A estes, sim, MUITO OBRIGADA, PASSEM BEM, BOAS FÉRIAS E EM SETEMBRO CÁ ESTAREMOS.

7 comentários:

Miguel F. Carvalho disse...

os advogados têm cá um feitiozinho... ah ah ah ah

Quebra Ossos disse...

Ora aí está as duas faces da moeda...
Não é facil amiga... mas os cabritinhos vão compensando as cabras! lol

Miguel F. Carvalho disse...

rachel, isto é de uma facilidade constrangedora... lol

eu gosto de ir buscar as músicas ao www.imeem.com porque permitem ser colocadas no blog em autoplay (começa a tocar sozinha), enquanto que no www.youtube.com tens clicar para começar...

nesses sites tens sempre a hipótese de fazer o embedd dos temas (comandos html que basta fazeres copy).

Depois, ou colocas num post (tens a hipótese de Editar Html e fazes paste) ou então fazes Personalizar o teu blog, escolhes uma das opções e fazes o paste (da mesma forma que colocaste o teu avatar, só que tens de redimensioná-lo no texto html)...

parece mais difícil do que parece mas não é... lol

Rachel disse...

MFC: feitiozinho? feitiozinho? achas mesmo??
Tivesses tu criaturas destas a dar-te cabo da cabeça, sem dó nem piedade que eu queria ver...

Quebra: Os cabritinhos são sem dúvida compensadores, até acho que é pelos cabritos, chouriços e vinho do bom, que mantenho a porta aberta.

MFC: "isto é de uma facilidade constrangedora"
Ai Jeusus!
Mas enfim, entendi, vou experimentar quando tiver tempo.
Obrigadão. Vou pôr aqui um coisinho todo catita e digo que foste tu que me ensinaste!

Miguel F. Carvalho disse...

se disseres que fui eu que te ensinei vou ter de cobrar-te honorários pela formação... lol lol lol

Ricardo disse...

só não concordo com uma coisa, ultima parte do post jamais deveria ser uma Adenda, ou mesmo a ultima parte do post e ainda por cima em letras mais pequenas como se significasse menos, acho que é uma falta de consideração por quem realmente merece...
isto à parte, está aqui um rico blog, gostei, e vou passar mais vezes :)

beijinho*

Rachel disse...

Ricardo:

Este post teve como único propósito, exorcizar as minhas frustrações, ao longo do ano judicial, com a clientela esquizofrénica e má pagadora.
Mas resolvi acrescentar a adenda, para que não se pense que é tudo mau...

Quanto ao elogio, MUITO OBRIGADA!
VOLTA SEMPRE!