segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Foi há 14 anos…

… mas parece que foi ontem que nasceu o meu filho Gonçalo.
Depois de 12 horas em trabalho de parto e um cozido à portuguesa na noite anterior, nasceu O Menino.
Estava um calor abrasador, como hoje.
Lembro-me da minha amiga Joana me ir ver à maternidade, de legins azuis e t-shirt de manga curta branca, com a bandeira do Reino Unido e dizer que lá fora estava uma brasa como nunca se viu.
Eu, que quase morri no parto, ás portas do século XXI, fiquei anémica e mais não sei o quê, por isso, calor não tinha!
O meu filho podia ser feio, podia.
Podia ser um menino normal, podia.
Podia ser um filho desprendido, podia.
Podia ser mais um ser humano, podia…
Mas não é!
É lindo de morrer, até em plena puberdade!
É um menino com uma sensibilidade fora do normal.
É um filho excepcional, que lê a minha alma, como mais ninguém.
É um menino que pede aos pais, que sabe serem de Direita, que votem no candidato do PS à junta de freguesia da nossa residência, porque o senhor é ceguinho e com certeza está a concorrer para fazer rampas e acessibilidades para os invisuais, que não existem ou são insuficientes, rampas essas que também eu poderei usufruir, quando ando a passear a irmã no carrinho.
É um menino que gasta todo o dinheiro que tinha poupado, cerca de 150,00 euros, em prendas para todos, no Natal.
É um menino, que em Janeiro passado, no dia do meu aniversário, me acordou com um ramo de flores, que foi escolher e comprar sozinho. E apesar do filho da puta do florista, que só pode ser paneleiro, lhe ter levado quase 40,00 euros, afirma a pés juntos, que nunca chorou esse dinheiro.
É um menino que não tem vergonha de abraçar, beijar e mimar a mãe e a avó, mesmo que seja em frente à porta do colégio, com os matulões dos amigos todos a ver.
Crescemos os dois.
Ele e eu, os dois ao mesmo tempo, eu com 20 anos, ele acabadinho de nascer, a partir desse dia, foi só crescer, par a par!
Fez a faculdade comigo e sofria com as minhas angústias a pontos de, mal conseguiu falar, dizer que odiava o "cruso" da mãe!
Foi o menino das alianças no meu casamento e fez a declaração mais maravilhosa deste mundo, quando o entrevistaram em plena festa. Não há ninguém, mesmo ninguém que não se comova com o menino sem dentes da frente a falar directamente para a câmara, como se estivesse a olhar-nos para dentro da alma.
Estava previsto ele ler na cerimonia religiosa, mas ficou tão nervoso, tão comovido com o casamento da mãe, que pediu à minha amiga Ana, para ler no lugar dele, “não consigo, não consigo, estou demasiado nervoso”.
O meu filho Gonçalo é um menino muito bom.
O melhor menino, apesar de já ser um adolescente de 14 anos.

Parabéns, Gonçalo.
Love,
Mãe.

4 comentários:

Eva disse...

Parabéns para ele e para ti e obrigada por trazeres a este mundo (onde fazem tanta falta)uma pessoa tão bonita.

Quebra Ossos disse...

Parabéns...mais uma vez fizeste-me ficar com a lágrima no canto do olho!

CGM disse...

Parabens, aos dois!

(arrepiada)

E o teu filho eh lindo.

Carla disse...

LINDO.