terça-feira, 30 de agosto de 2011

onde é que se lê, afinal?


daqui a pouco menos de um mês, sou mãe dum jovem de 16 anos.

e com esta frase me podia retirar e deixava a imaginação de quem lê a passear e a imaginar fotos a preto e branco de filhos crescidos e mães todas fahsion e essas coisas todas. 
mas não.
tenho de dizer mais duas ou três coisitas, sob pena de, não dizendo, me crescerem cogumelos atrás das orelhas.

eu farto-me de ler blogues e sites e crónicas e artigos de opinião e farto-me de me aperceber também, que a tralha toda que me passa pelos olhos, termina lá para os 10, 12 anos das criancinhas.

pois é. sobre adolescentes e jovens, muito pouco.

e depois, eu quero ler coisas sobre rapazes de quase 16 anos, que não sejam as previsões dramáticas do desemprego futuro, dos 30 anos a viver em casa dos pais, dos jogos de computador, do monstro facebook, das reportagens exacerbadas sobre festas com drogas e álcool em meios elitistas, da delinquência juvenil nos bairros degradados...
e nada.

se eu quero saber do aleitamento materno e dos primeiros passos das criancinhas, há milhões, milhões de escritos a esse respeito,

agora, se eu quero saber dos amores de verão, das escolhas da área cientifica, das saídas à noite, dos copos, das companhias, dos amigos prá vida, da moda juvenil de rapaz, dos desportos radicais na perspectiva das mães, das gajas que põe os nossos filhos doidos, da relação complicada entre uma mãe de 36 anos e um filho de quase 16, dos rapazes que são mais altos que as mães, da linguagem muito própria, do calão, do apetite devorador que parece que amanhã não vai haver comida, dos modos, da introspecção dos rapazes aos 16, da timidez ou excesso de confiança, da mania que sabem tudo, da musica, da musica que ouvem em casa, da musica que ouvem fora de casa, das anedotas que contam, do tipo de humor que consomem, dos filme que vêm, das conversas que têm uns com os outros, das conversas que têm com os adultos, dos paixões pelo desporto, nomeadamente pelo futebol, dos litros de perfume, da barba feita dia sim dia não, da dicotomia gilete vs máquina de barbear, do corpo de homem e cabeça de menino, das sapatilhas que cada tribo usa, as próprias variedades de tribos...

se eu quiser saber destas coisas, se eu as quiser saber contadas na primeira pessoa, relatadas por mães ou pais, vou onde, caraças?

12 comentários:

Titanices disse...

Não sei onde vais... mas quando descobrires por favor partilha porque preciso disso como do pão para a boca!!!!!!

Anónimo disse...

Como a entendo ... tenho um filho c/ 16 .....filho único (pois segundo as minhas amigas faz uma grande diferença). A nossa relação é de "tempestade", ainda ontem ele voltou do algarve depois de uma semana e meia e disse-lhe "estou afónica ... logo vamos berrar meia hora" .... eh eh eh. Esta nossa relação tempestuoso vem do facto de eu ser uma mãe "rija", ou seja, ele tem de perceber que há alguém que manda. Incomoda-me imenso o que vejo nos dias de hoje ... crianças c/ 1 e 2 anos a mandarem literalmente nos pais. Os pápeis inverteram-se ......o que para mim é triste ... mto triste! Os pais têm medo que os filhos não tenham os que os outros têm ... os pais ficam tristes por os meninos estarem zangados com eles ... e não se apercebem que são as contrariedades da vida e o fazê-los ver que não podem ter e que são diferentes dos outros vai ditar a sua personalidade e fazer deles pessoas fortes de espirito. Conhecço pais que fazem todas as vontadinhas e os filhos não os respeitam minimamente. Mas aqueles pais que se impoem e ditam regras esses sim conseguem ter o respeito dos filhos. Hoje em dia os pais cedem pelo cansaço. A minha mãe tinha 5 filhos e dizia "nem pensar não vais comer bolachas porque já vamos jantar" e não era não. Agora é mais fácil "come lá as bolachas que ao menos não chateias". Claro que assim é mais fácil, claro que assim dá menos dor de cabeça ......mas e depois? Como vai ser qd tiverem 14, 16 ou 18? Pois é ........

Anónimo disse...

(cont)Sempre fui uma mãe que graças a Deus sempre tive posses para dar tudo ao meu filho, mas desde sempre no supermercado lhe fiz ver que já tinha comprado x e que portanto já não podia comprar Y. Fez-me uma birra uma vez, e ainda hoje me lembro da surra que lhe dei ao chegar a casa. Adoro o meu filho mais que tudo, mas um bofetãozinho nunca fez mal a ninguém ........hoje em dia os pais sacodem o pó e ficam todos nervosos e os meninos como percebem a seguir dão eles nos pais ... Nunca me esqueço que naquela fase em que mudava a fralda ao meu filho e ele me dava um pontapé a minha atitude era ficar muda e calada ....a cada pontapé eu dava uma palmada e a cada palmada ia aumentando a intensidade da mesma, até lhe doer e ele parar .....ele é que tinha de parar ......Hoje os pais dão uma sapatada aos filhos .....os filhos ripostam e fica-se por ai ... eu todos os dias ando de metro .....e se no meu tempo viamos um policia e tinhamos respeito hoje quando se vê um policia dá-se logo um pontapé no caixote do lixo. No meu tempo tinhamos respeito pelos mais velhos .....hoje vão ali á beira de pessoas idosas a "lamberem-se todos os a dizerem as maiores ordinarices. Os pais é que semearam a falta de educação. Se eles não têm respeito em casa como terão fora?
Mas isto é tudo mto bonito, mas eles têm o seu próprio temperamento ... ah poís têm. E o meu tem um temperamento Jesus ... se eu não fosse como sou eu andava telecomandada ai andava, andava ...
Outra coisa que fiz com ele desde pequeno foi ... não há mentira, nunca disse "a mãe e o pai vão ao dentista" ... jamais. Dizia-lhe que a mãe e o pai iam encontrar-se c/ os amigos e que as crianças não podiam ir. Quando aos anos me viu tomar a pilula e me perguntou o que era poderia ter dito que era um comprimido para a dor de cabeça, mas não disse que era para não ter bébés ......e em tudo na vida sempre fui assim .....e ao fim de 16 anos acho realmente que fiz mto bem.

Anónimo disse...

(cont)Mas ... c/ 16 anos, que parecem os 18/19 e aquele vozeirão costumo dizer que os vizinhos devem achar que ele me bate e é ai que começa a nossa tempestade.....ele tem de se calar .....e nem que eu vá ao quarto 30 vezes e ele sempre a responder-me e lá tenho de lhe dar um soco .....e temos estas nossas quezilias ........ah e o facto de ser um óptimo aluno ... que nem sequer pega nos livros ... poderia ser bem melhor, mas ás vezes até penso se ele trocará os livros para o dia seguinte ....será? Mas qual é o problema? "Tenho a minha vida" "oh eu estudo, a minha média dá para entrar em engenharia" ... e pronto ....não estuda para o que quer .....a média que tiver ditará o futuro ......enfim ......Só gosta de sair ........tem medo que o tecto lhe caia em cima ....isto durante o dia e com regra ... as saidas á noite é a mesmissima coisa ......O meu filhos é mto precoce ... a sério é mesmo ......ou seja quando os amigos jogavam babelades ele já tava duas fases á frente ... se é que alguma vez jogou .....Mesmo o pediatra diz ......aliás vamos lá para eles conversarem e eu acho que lhe faz imenso bem. Quando estava prestes a fazer 14 pediu-me para ir sair á noite para festejar o aniverário .....fiquei em choque ... como tinhamos consulta no pediatra aproveitei para lhe perguntar o que ele achava, até porque tem um filho da mesma idade. E ele disse-me que o deveria deixar ir, mas não deixá-lo sair por sair, apenas em ocasiões especiais ... e que se queria sair teria de aceitar as regras impostas pelos pais. Disse-lhe mesmo " a tua mãe vai dar-te a mão portanto não lhe vais pedir o braço todo". E hoje enquanto mtos amigos dele saiem todos os fim semana ele de vez em quando vem ah e tal deixas-me sair? Já não saio há 3 meses ........e tem razão ...O que acho engraçado nele é que ele não pede ......poís sabe como sou e como penso, portanto não adinta poís sabe que leva uma nega ......só pede quando sabe que há a probabilidade de ter sorte! As regras para mim são, entre outras, ir buscar e ir levar ....Mas não vejo os pais dos miúdos c/ quem ele sai a terem este tipo de preocupação ... antes pelo contrário ......eles que vão de metro e que venhma de metro. O ano passado uma mãe que eu conheço disse-me "ah e tal o João disse que os foi buscar e que estava a chover ... eu nem dei conta que estava a chover" e eu respondi-lhe que na minha cama também não chovia .....Os pais têm de acompanhar os filhos mais que nunca ... quando o meu flho sai á noite eu não quero simplesmente que ele chegue e vá para a cama .....quero olhar para ele, olhar para os olhos dele ....ver como está .....ver se posso confiar nele e se posso voltar a deixá-lo sair. E devo dizer-vos que o meu marido trabalha no estrangeiro .....e que sou eu que ás 5 da manha vou buscá-los ... a todos ......enfim. e dizem-me "ah e tal não tens medo? Eu tinha" Pois claro que tenho medo e mto medo, aliás eles costumam ir para a Póvoa pois dizem que no Porto é só "gunas" e da 1ª vez não sai onde devia e ás 5 da manha tive de sair e fazer inversão de marcha e voltar para trás ... e depois de ele estar já no carro fui mandada parar numa operação Stop ... e disse ao policia que tinha ido buscar o filho e ele só me deu os parabéns e disse que todos os pais deveriam fazer o mesmo até nem me pediu mais nada mandou-me seguir.

Anónimo disse...

Claro que é chato, claro que tnho medo, claro que dá trabalho, mas trata-se do meu filho ....se não queremos ter canseiras para que temos filhos?
A 1ª vez que ele saiu, quando fez 14 ......e ainda no carro ... repetiu a mesma coisa 3 ou 4 vezes ... hum ......"bebeste João?" "sim bebi" "o que bebeste?" "vodka preta" "hein?" fiquei em choque ........estasiada ......"se ficas assim por te dizer a verdade para a próxima minto... preferes?" "não ... não ... ainda bem que em contaste, mas posso só ficar em choque um bocadinho ... é que pensei que ias beber uma coca-cola sei lá .....não pensei que fosses beber alcool" "mãe eu bebi ... e comecei a ficar assim estranho e parei pois pensei que queria estar consciente do que estava a fazer e ter consciencia do sitio onde estava" .....PRONTOS, foi esta a nossa 1ª experiencia ....embora triste por ele ter bebido feliz pela resposta ..... de resto sei que ele bebe pois diz-me ......aliás diz que ninguém bebe suminhos, mas tem sempre consciencia do que bebe ... e vem sempre "normal" ......Claro que o nosso coração está sempre nas mãos ...
Cigarro ......foi outra aventura ....."mãe eu experimentei fumar e gostei" hum...hein...como? FUMAR ....no 8º Ano .........lá me disse quem lhe tinha dado ...... lá me disse que fumavam de vez em quando e que compravam tabaco a meias ......Bem podem imaginar certo? Lá lhe fui fazendo ver que aquilo fazia mal e bla bla que não interessa nada .....Se eles tiverem de fumar fumam ......Mas dei-me conta de umas 2 vezes que ele vomitou e que tinha sido porque tinha fumado mais que im cigarro ......ou seja ......ele próprio sentiu na pele que ficava enjoado quando, provavelmente, fumava para acompanhar os outros....e tal como me disse que fumava também me disse que parou ..."hoje o Hugo insistiu imenso para comprar tabaco e eu disse sempre que não, e ele sempre a insistir mãe, mas eu disse não não não ... e ele foi pedir ao Pedro" ......Graças a Deus ......e o meu filho é assim .........uma criança como outra qualquer que bebe de vez em quando .... que já fumou, que á minha revelia furou a orelha etc etc etc, mas conta-me .....conta-me não digo tudo, mas quase tudo .....pois soube, e fiquei em choque, o mês passado que ele já faz sexo ... e há 2 anos ... imaginem ........e eu sem saber ......"já não te tinha pedido para quando fizesses sexo me dizeres?" "oh mãe..." enfim ......o meu filho é mto precoce ......para ai há uns 2 anos imprimi uma coisa interessante que tirei da net sobre amores e masturbação e ele c/ a maior descontração possivel me disse "oh mãe já faço isso desde o 5º" eu não digo que ele é precoce?
Ou seja, é um adulto, tem uma conversa de adulto, adora conversar c/ adultos o ano passado "discutia" os programas prós e contras c/ a prof de história .....eu nunca vi nenhum

Anónimo disse...

(cont)Noutro dia a minha vizinha veio dizer-me que um casal amigo mandou dar-me os parabéns pelo filho que tenho ....pois enquanto os filhos deles, mais velhos, estavam na parvoeira, o meu estava sentado o sofá a conversar c/ os adultos .....
Acho que me conta o essencial, aliás as minhas amigas ficam de boca aberta, nenhuma tem um filho que conte ou que fale c/ os pais o que o meu conta e fala ......por exemplo ......há 3 ou 4 anos no algarve tava deitado na toalha e chamou o pai ... perguntei ao meu marido o que se passava "foi para me dizer que quando se deitava na areia de barriga para baixo a pilinha deles crescia ao que lhe expliquei que era normal pois era uma superficie dura etc etc etc". Outra vez no 6º ano "mãe hoje tava uma rapariga na escola a fazer um broche a um rapaz" hein? Hum? broche? Nunca sequer falei tal palavra "Ah e tal filho se calhar não viste bem " "vi sim mãe, eu e o pedro iamos para o pavilhão de fisica e ela tava ajoelhada á frente dele e quando nos sentiram ela levantou-se e limpou a boca" .....o que me ocorreu dizer-lhe naquela altura foi que quando passase por eles não olhar nem comentar ... fazer de conta que não tinha visto pois poderiam ser pessoas de má rés e dizer-lhe que uma rapariga desses não interessa a ninguém e para se afastar desse género de meninas pois se estava a fazer aquilo c/ aquele o que já não teria feito e c/ quantos .... Contou-me uma vez de uma piela geral em casa de um amigo á hora do almoço uns dos quais aos vomitar partiu o lavatório e foi o meu filho que o levou á escola etc etc etc. Acho que isto se deve ao facto, ou não, de desde sempre falarmos de tudo abertamento, não censurar ........não gozar ...levar aquilo que nos dizia mto a sério e não rir nunca das perguntar que nos fazem. Género conheço mtos casais que "gozam" os filhos ah e tal a namorada, ah e tal sexo ......não levam a sério e portanto na hora em vez de falarem não falam pois acham que os pais vão gozar ......eu nunca mas nunca fiz isso .....

Anónimo disse...

(cont)Um dia iamos no carro e ele diz-me "mãe queria fazer-te uma pergunta estupida, mas vais-te rir" e eu só lhe disse que não ....porque me haveria de rir se ninguém nasce ensinado? "da tua idade também não sabia tudo, aliás agora também não sei" e como tinhamos mudado de casa recentemente diz-me ele "tu e o pai fizeram sexo nesta casa ou na outra?" Hein? hum? São situações dificeis claro que são, mas respondi-lhe que o sexo não é só para fazer b´bés que o sexo é o que um homem e uma mulher fazem quando gostam mto um do outro ....Enfim, mas agora acho que valeu a pena .........tirando a parte em que ele fez sexo e eu só vim a saber 2 anos depois, mas isso ainda vamos conversar ....o quê não pode ser tudo de enfiada ...tem de aproveitar-se os momentos em que ele tá sereno ... em que lhe apetece falar .....o que não é sempre ....se ele não tiver para ali virado não diz uma palavra ... se tiver conta tudo, mas é preciso saber "puxar" ..... E também acho que ele me conta pois tem confiança em mim ......se ele sequer sonhar que eu falo daquilo que ele me conta ACABOU para todo o sempre, portanto, respeito-o ......E tinha tanto, mas tanto para vos contar ....que ficava aqui uma semana a escrever. Mas acho que o mais importante de ter um filho é "de pequenino se torce o pepino", ou seja a educação tem de ser desde os 1ºs meses senão é mto mais dificil quando chega a adolescencia. 2º é preciso ter "pulso" e não é não ....não é hoje "não" e amanha sim .....Já noutro dia um pedopsiquiatra na televisão dizia que os pais hoje em dia não compreendem que um "não" tão importanto como o Amor e o carinho ....

Anónimo disse...

(cont) Peço desculpa pelo testamento, mas é um assunto que me interessa ...Fico chocada com as meninas agora c/ 2 ...6, ou 8 anos se unhas pintadas ... a sério que fico. COnsidero-me uma jovem, culta, gosta de vestir bem, arranjar sempre, mas sempre as unhas ... acho que as mãos dizem tudo, mas miúdas de unhas pintadas? Não fica bonito não, mas nem é isso que penso quando vejo ... o que penso é "esta já faz o que quer" e ai é que está o problema ........Quando me dizem "ah e tal ela é que tem de escolher a roupa senão é um berreiro" Hum? Hein? Quem manda? é ela claro ......e os pais não pensam, ou não qurem pensar, que quando forem adolescentes dizem como uma dizia noutro dia no metro quando foi apanhada sem andante e leh disseram que iam telefonar á mãe"ah pode ligar mas eu não tenho medo da minha mãe e ela não amnda em mim". E é para este mundo que estamos a caminhar a passos largos ......daqui a 20 anos não sei como será ......acho que foi um dos motivos que me fez não querer ter mais filhos ....perderam-se os principios e a boa educação, os meninos educados já não existem não sei ... tenho medo mto medo. Se fosse uma mae permicissa iria ser o caos ... é que ainda assim o meu filho tem um géniozinho, responde aos professores, contesta os professores ... não sou eu que vou voluntariamente falar c/ a DT ela é que me liga para eu lá ir ....e ainda assim acho, que para o que vejo, o meu filho já compreende o mundo, já questiona as atitudes....comentao que vê e que acha mal. Enfim, quando vejo que isso é fruto da educação que lhe dei fico mto feliz ... Mas não é fácil....mesmo nada Portanto, muita força, e estar sempre com atenção ......e boa sorte para vós ... e para mim também ......Bjinhos Manuela

Anónimo disse...

Keredo .....eu escrevi isto tudo? Sorry .....é mais para ler no fim de semana eh eh eh ......Bjs

Rachel disse...

Manuela,

Muito obrigada.
Achei que mais ninguém no mundo tinha as mesmas preocupações.
Que mais ninguém no mundo ía buscar o filho de madrugada, q ninguém tinha filhos com brinco na orelha e que mais ninguém tinha filhos q bebem e já fumaram e essas coisas todas.
Achei que o mundo era demasiado perfeito.
Afinal existe a Manuela!
Gracias!

Continua a escrever, que este assunto não tem fim, não é?

Anónimo disse...

Raquel ... apesar de ter um filho que eu acho maravilhoso e fantástico ......há dias em que me parece que o meu é o pior do mundo e que todos os filhos das minhas amigas são fabulosos e como a raquel diz ... já fumou, bebe ....e a do brinco? Que vergonha, na altura durante uns dias disse que nem sequer comia á mesa comigo pois dáva-me vómitos só de olhar .....Euzinha Maria Manuela com um filho c/ brinco? Chorei que me matei .....mas ......vou percebendo que tanto eu como a Raquel (pelo que me diz acima) somos mulheres de sorte ... de mta sorte! POIS SABEMOS!!! Isto é o mais importante ....porque como disse o meu filho conta-me mtas coisas mesmo e seu que os filhos dos outros apanham pielas a valer ... fumam ... e não é só cigarros e eles não sabem .....vão a festivais, mas dizem que vão dormir a casa de amigos, etc etc etc. Ainda há 15 dias me disse que o filho de uma amiga nossa c/ 12 anos fuma .....E porquê que os pais não sabem? Porque o pai é o lobo mau ......porque a mãe esconde coisas do pai e diz mesmo aos filhos "não vamos dizer ao pai" etc etc. Não se construi uma relação c/ base na confiança .....Sempre disse ao meu que preferia que me contasse uma coisa que eu não gostasse do que viesse a saber por outros ... ai sim.....perderia a confiança que tenho nele! São idades mto dificeis. Agora faz-se sexo e depois conhecem-se, no nosso tempo 1º coneciamo-nos e depois havia o sexo... É evidente que todos os pais gostariam que os filhos fossem perfeitos ... mas isso não existe pois nós queremos sempre mais ....se estuda mto coitado até o incentivo a sair de casa pois nunca sai .......ou tá sempre no arejo e não estuda nada ......Não ouve destas coisas?
Agora uma coisa lhe digo ... não venham pra cá ai o meu filho isto, o meu filho aquilo .....nã ......pelo que o meu me diz todos metem o pé na argola ...e mtos a argola na orelha eh eh eh .........Bj Manuela

Anónimo disse...

Peço imensa desculpa se a insultei...só agora me apercebi que é Rachel e não Raquel...Sorry ...Bjinhos Manuela