quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Post sério - Parte I


Há uns tempos, na caixa de comentários do blog da Rititi, e em relação a este post, deixei lá isto:

“É pá, eu tinha jurado a mim mesma que não ía cometer, NUNCA, a sandice de comentar no Blog da sôdona rititi.
É que ele há coisas que são sagradas, e tive sempre uma voz que me dizia: “não mexe, é só para ler”.
Bom, mas tenho vindo a acompanhar o desenrolar deste post e não resisti…
(corada de vergonha e com a cabeça levemente inclinada para baixo)
Apetece-me dizer:
Tenho lá em casa um rapaz de quase 13 anos, que me nasceu, tinha eu 20 anos e a meio da faculdade.
Foi sempre um desgraçado dum cigano, sempre a saltar de casa para o infantário, do infantário para casa dos avós, casa da tia, casa das tias, devidamente quitado com o saco do biberão, chupetas, gotas para as chupetas, leite em pó, papas enfrascadas e sopas encaixotadas. Mamou uns míseros dois meses nas minhas mamas e quer-me parecer que sempre apreciou mais o silicone do biberão.
Fartou-se de brincar com cães e gatos, comeu terra do jardim da minha mãe ás mãozadas, dormia onde aterrava, ás vezes no chão da sala, outras debaixo da mesa da cozinha, outras até, em duas cadeiras juntas, num qualquer restaurante.
Fartou-se de fazer coisas, ao longo destes quase 13 anos, que me põe a mim no top 10 das piores progenitoras de todo o Portugal, aos olhos de muito boa gente.
Tenho agora 33 e quando penso naquela altura até tremo. Fiz muitos sacrifícios por ele, mas santa paciência, ele também fez alguns por mim! E não ficou traumatizado, xiça, longe disso!
O rapaz cresceu até agora como um ser humano extraordinário (Ok, cheira mal quando chega do colégio, mas isso…), é absolutamente devoto a mim, tanto que ás vezes tenho que lhe lembrar que sou MÃE dele e não a gaja dele, nunca ficou doente com gravidade, é inteligente (OK é preguiçoso, mas duvido que isso seja do leite que não bebeu das minhas mamas ou dos kgs de terra que comeu em pequenino), excelente atleta, meigo, meigo, meigo, educadíssimo (não cospe para o chão, pede licença antes de entrar, trata os adultos por você, comporta-se devidamente em qualquer cenário possível).
Posso estar enganada, mas não me parece que vá crescer para se tornar num hooligan, ou que lhe desapareçam de repente as faculdades mentais, ou outra coisa qualquer que hoje se atribui à falta de leite da teta da mãe, ou à educação aciganada.
Muita gaja já me revirou os olhos, torceu o nariz e já tentou alvitrar em relação à criação da minha criancinha.
A essas normalmente eu faço-lhes o “dedo da asneira” (como diz o meu filho), ás vezes acompanhado pela língua de fora.

Desculpa, Rititi, a invasão do espaço e o comentário longo.
E agora, vou para casa lamber a minha cria e se calhar dar-lhe um ou outro calduço, pelas impertinências próprias da idade. (aiii vou aliviadinha!)”
...(continua no próximo post)

3 comentários:

Pipokasmtdoces disse...

Foi com esse comentário que cheguei aqui. há algo de extraordinário que me prende aqui.

Não é a sua escrita, a qual eu até aprecio, mas a sua forma de viver.
Onde é que eu já vi alguém assim? :-)

É como se consultasse as cenas dos próximos capítulos, quando venho a este cantinho... e isso enche-me de coragem :-D

É um bocado ver

Rachel disse...

Pipokas:

Em primeiro lugar este Blog é "tu cá tu lá", por isso, não vou tratar-te por você!!

Em segundo lugar este blog é um bocado esquisofrénico e amalucado, como a dona...
Mas se não fosse assim era um blog falso e pretencioso, um blog a querer ser o que não pode...

Olha, volta sempre e sê mesmo muito bem vinda, de cada vez que cá entres. Mi casa es su casa.

Pipokasmtdoces disse...

Eh tal a admiração que tenho pela tua pessoa que hesitei no tu cá tu lá.

Quanto ao esquizofrénico e amalucado, é isso que me prende aqui, :)

Gosto de me sentir entre os meus :)