quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Post sério - Parte II

Em sequência do post anterior, apraz-me dizer que sempre fui contra facilitismos e demasiada benevolência.
Como fui mãe aos 20, tive que multiplicar isso pelo menos por 4 vezes.
Daí ter posto o meu filho a estudar num colégio, de grande referência no Porto, que está no Ranking, pelas melhores razões e que me pareceu, na altura, que para além de ajudar o meu filho a ter hábitos de estudo e responsabilidade, ajudaria nesta senda que é, formar um ser humano em condições, nos tempos que correm.

O meu filho tem 13 e eu 33, de vez em quando é natural que confunda a mãe com outra gaja qualquer, mas eu sempre fiz muita questão que ele soubesse bem, a linha que separa a amizade entre pais e filhos e a puta da bandalheira.

Já lhe disse um milhão de vezes que eu sou mãe dele e não colega de escola.
E mesmo amiga, não será no sentido que atribuímos aos nossos amigos.
Eu não quero ser melhor amiga do meu filho! Para isso ele tem os pré-adolescentes como ele, isso é que é natural e dá saúdinha, caso contrário, dá em jovens adultos com graves complexo de Édipo.

Eu sou mãe dele e a minha obrigação é amá-lo incondicionalmente e zelar pelo bem estar e crescimento, pela formação, pelos valores e se isso implicar fazer-lhe a vida num inferno com castigos e ralhetes, meu amigo, lá terá que ser, é porque merece e só se perdem as que caírem no chão.

Bom, mas isso não invalida o que eu sinto pelo meu filho.
É meu filho! Amo-o mais que a vida, é a minha vida!
E acho o meu filho lindo de morrer, podia ser feio e eu dizia que ele era bonito na mesma, porque é meu filho, mas não, o meu filho é mesmo lindo!!
É puro, tem um sentido de humor invulgar e um coração de ouro.
Não pode ver animais abandonados, crianças em apuros, velhinhos sozinhos, é educadíssimo e ás vezes, demasiado adulto.

O meu filho sempre foi um menino muito especial, em relação aos afectos.
Vive intensamente as situações e fica tristíssimo quando lhe tiram o tapete ou o “ofendem”.

E isto tudo para dizer o quê, que isto até já perece um baby-blog!

Na semana passada notei que ele andava cabisbaixo, sisudo, tristonho e na quinta feira fui dar com ele metido na cama ás 7 da tarde, a chorar.

Pensei, “pronto, tirou negativa a alguma coisa.”

Não. Havia uma festa de anos de uns colegas da turma, no dia seguinte e ele foi o único menino a não ser convidado.
Perguntei-lhe se sabia porquê e ele disse que lhes tinha perguntado.
(É mesmo do meu filho! Quer dizer, apercebe-se que há uma festa, que não foi convidado e com a frontalidade que lhe é conhecida e pureza de coração, foi perguntar porque é que não tinha convite.)
Resposta: “Nós gostávamos que tu fosses, mas a minha mãe não deixa, porque no ano passado tivemos que te emprestar os resumos que fazíamos, para tu melhorares as notas.
A minha mãe não deixa que tu vás, porque não és bom aluno
.”

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu morri naquele instante.
Ver o meu filho a chorar, absolutamente consciente da puta da segregação que está a ser alvo, deu-me um nó na garganta tal, que não desatei a descabelar-me toda e chorar, porque não podia fazê-lo à frente dele.

Isto é a mais patente e flagrante prova da crise de valores que se faz sentir, meus amigos!

Queira Deus, que essa senhora nunca se arrependa da barbaridade que fez com o meu filho ao segregá-lo da forma mais violenta e castrante que imaginar, se pode.
Essa senhora não conhece o meu filho, que género de menino ele é, no entanto, porque não é aluno de 5's, colou-lhe um rótulo ediondo, como se ele fosse um marginal.

Deus permita que essa mãe não esteja a criar dois Hitlerzinhos, absolutamente convencidos que são os maiores do mundo, porque tiram 5 a tudo.
Nossa Senhora lhe valha quando esses meninos acordarem e descobrirem que o mundo não é só o cabrão do colégio e que a dignidade, não se mede ás notas e que há todo um planeta cheio de pessoas que nunca tiraram um 5 na puta da vida e que são seres humanos extraordinários!

Eu, que sou a mãe mais “vil”, nas palavras do meu filho, que como disse em cima não sou dada a facilitismos, nem benevolências, nem grandes confianças, só me apetece metê-lo debaixo da minha asa, aconchegá-lo e dizer-lhe que ele é um guerreiro e tem nome sonante, de Gonçalo, O GRANDE!

(Isso e partir a boca toda a essa senhora)

16 comentários:

CGM disse...

Nem imagino como ficaste... quem mexe com os meus filhos toca-me no pior que posso ser.

Olha, um beijinho. As acções ficam para quem as pratica, mas esse peso no coração do Gonçalo deve ter doído tanto. E aos 13 anos, tudo dói horrores.

Sadeek disse...

Estou chocado. E mais não consigo dizer... :S

Gentinha de merda...

Beijoooooooooo

Rachel disse...

Mãe da malta:
Não imaginas o ar de cachorro perdido com que tem andado o meu filho...
É furstarnate, porque não podemos educar os outros, não é?

Sadeek:
Pois eu teria mais três textos para escrever acerca disto, mas não vou fazê-lo, até porque é inacreditavel a raiva que isto me provoca sempre que me lembro e a dor que sinto, quando olho para o pre-adolescente de asa caída...

Moi disse...

Esse teu exemplo é absolutamente revelador de algum tipo de gentinha que coloca os seus rebentos em colégios "bem", mas que de positivo nada têm. Saídos da merda, pretendendo navegar entre incenso e mirra e, no fundo, não passam de ratos de esgoto. Que me perdoem os ratos pela comparação.
Pobre miúdo, como terá doído!
Beijocas para a mãe e o filho

crmm disse...

Sem palavras...

Jorge Ferreira disse...

Estou chocado!!!!

Na minha infância também senti um pouco desse veneno, mas enfim é a sociedade que temos.

Força Gonçalo não te deixes ir abaixo.

JF

Sadeek disse...

Isso não se faz a ninguém...pelo menos por essas razões...quanto mais a uma pessoa que ainda está a formar a sua personalidade... :S

Fico realmente em brasa com estas coisas...

Lu disse...

Rachel,
na verdade consigo imaginar a tua dor, mas com a certeza que não chegará aos calcanhares do que sentiste! :(
Gente dessa não interessa a ninguém, inteligentes ou não, são crianças e ninguém as deveria magoar dessa maneira. Não sei o que faria no teu ligar mas muito provavelmente iria falar com essa mãezinha!
Beijo para ti e um abraço ao pr-adolescente!

Miguel F. Carvalho disse...

mas a blogosfera pode fazer uma festa especial para ele!!!

força aí miúdo!!! não precisas desse tipo de festas para nada!!

Quebra Ossos disse...

Amiga Rachel,
Esta semana vieram-me as lágrimas ao ver o filme Mama Mia.
Ver os filhos crescer não é fácil, mas vê-los crescidos é bem pior (no bom e mau sentido da coisa).
É como uma saudade antecipada... eles ainda não cresceram o suficiente para os ver-mos como tal...mas enfim, às vezes penso demasiado á "frente" e vejo-me a imaginar como eles serão no futuro e as saudades que vou ter quando eles "eram" pequenos. Mas a realidade é que eles ainda são os nossos bébes (e serão para sempre) e incumbe-nos a nós educá-los, transmitir-lhes valores e o mais importante de tudo, amá-los de verdade.
Muitas pessoas desconhecem o amor e pode ser o caso da pessoa em causa...coitada tenho pena dela, dos filhos dela, do ex-marido dela (aposto que é divorciada ou vai ser) e não do teu filho. Desculpa mas não tenho pena do teu filho, ponto final!
Para finalizar, e apesar de possivelmente já teres lido, vou deixar aqui um texto que escrevi no meu blogue no dia seguinte a uma experiencia, mais ou menos, idêntica àquela que o teu filho está a passar:
“Algo presente na essência de todos os seres humanos e que se reflecte nos seus desejos deve ser tão simples como a felicidade. Parece simples de alcançar mas que se torna sempre mais complicado do que aparenta ser.
Existem muitas pedras pelo ar na tua direcção, atiradas por vezes por aqueles que nunca imaginarias que o fizessem.
As deficiências de auto-conhecimento, a estreiteza de mentalidades ou ambas as coisas, podem levar alguém a este tipo de comportamento.
A inteligência não se resume ao facto de se conseguir resolver uma equação complicada, ou ganhar um caso perdido em tribunal...é muito mais do que isso...
…é percebermos os outros e a nós mesmos, é a tolerância, é o amor, e, acima de tudo, não nos desviar-mos das Pedras...”
Citando Fernando Pessoa:
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."

BJ

Rachel disse...

Moi:
O problema é também dos colégios.
Os professores têm de ter também o discernimento de ver para além das notas…
Que me importa a mim que a directora me venha dizer que o Gonçalo é um “exemplo de educação”, que é um “ex-libris de popularidade entre os funcionários”, que é um “menino como não há muitos”, se depois, o tratam como um marginal, esquecendo a essência do pre-adolescente, só porque ele não tira 5 a tudo?!?!?!

É o novo riquismo das personalidades e valores.
Estou muito desanimada.

CRMM:
É, não é?

Jorge:
A sorte é que o Gonçalo é efectivamente muito bem formado, porque está a fazer de conta que não aconteceu nada…
Mas basta olhar e ver os olhinhos de cão, a pedir colinho.

Sadeek:
O meu MAIOR receio é que o Gonçalo se farte de ser bem formado e se revolte, porque a idade tem destas coisas…
E todo o trabalho que eu tive a formar-lhe a personalidade até hoje, tenha sido em vão.

L.M.
O problema está em que o Gonçalo é deveres inteligente, mas está-se a marimbar para isso…
Está mais preocupado com a operação do avô, que esteve quase dois anos em tratamentos e operações no IPO, com o joelho da avó, que quase não consegue dobrar a perna, ou com as viagens que faço todos os dias…
Se estiver a chover de manhã, o Gonçalo liga-me todos os intervalos a perguntar se já estou “a salvo” no escritório…
Isso é o Gonçalo, que pensa demasiado nos assuntos dos adultos e menos naquilo que devia ser a prioridade dele, a escola… e que não é, está visto… E como não é, não tira 5’s e como não tira 5’s, não vai ás festas que é para aprender…
Acho inacreditável, f***-se!!!

Miguel:
Ora aí está uma cena que ele ía gostar!!!!!
Vocês iam gostar dele tb, tenho a certeza…

Quebra:
Obrigada. Fizeste-me chorar.
Fez bem.

Requiem disse...

A parter de colocar debaixo da asa deixo para ti.

A segunda parte, se pagares o bilhete do alfa tenho uns amigos que tratam disso na boa...

(Desculpa lá a parvoeira, mas há coisas que nos deixam sem saber que mais dizer)

Rachel disse...

Requiem:
Obrigada!:-))))))

afectado disse...

Peço desculpa pelas palavras, mas tem que ser...

Essa mulher é uma puta de merda! Deve ter a mania que é uma grande merda mas não passa de uma merda grande.

Mais uma vez, desculpa pelas palavras... mas foi o que me passou pela cabeça ao ler o teu texto e ao pensar naquela vaca!

Beijos

Ricardo disse...

pôssas! este post foi forte!

Eu quando tinha a idade do teu filho (que não foi assim à tanto tempo ehehe) sofri bastante com problemas de adaptação à escola e principalmente aos colegas de turma, e a minha mãe conta que chegava a casa a chorar! Felizmente hoje não me lembro disso, mesmo que faça um esforço não me lembro disso... E acredito que todas estas adversidades me fizeram crescer, como o Gonçalo fiquei adulto mais cedo! Depois do 2º ciclo as coisas foram melhorando bastante e tornei-me desde então um dos melhores alunos da turma, fiz amizades que jamais esquecerei, conheci pessoas extraordinárias e vivi coisas que muitos desejavam...
Por isso hoje sinto que tudo valeu a pena, e que se não tivesse vivido o que vivi não seria a pessoa que sou hoje, de que me orgulho, e de que os meus amigos gostam (que eu sei!). Posso dizer que não tenho inimigos e que sou feliz :)
Como a Quebra não tenho pena do Gonçalo mas mesmo não o conhecendo de lado nenhum sinto orgulho, sinto que lá dentro vive um grande ser humano e acredita que antes deste post continuaria a achar que o Gonçalo era um puto comum de 13 anos.

Este Blogue precisa de um nome disse...

Fiquei chocada com este post. Estou a ler o teu blogue de enfiada e a gostar muito.

Olha que chorei com este post. Se um dia a MC passa por uma coisa semelhante, parto as trombas a alguém. Juro...

Beijo ;)